Perfis de Consumidores que moldarão o mercado em 2027

Em 2025, Carla Buzasi, CEO da WGSN, apresentou os perfis de consumidores em ascensão e os propulsores por trás do desenvolvimento desses grupos para 2027 no Web Summit Rio, uma das edições globais do renomado evento de tecnologia e inovação originalmente sediado em Lisboa.
O encontro aconteceu entre 28 de abril e 1 de maio de 2025, no Rio de Janeiro, e reuniu líderes da indústria, startups, investidores e entusiastas para discutir as últimas tendências em tecnologia, negócios e cultura digital.
Buzasi destacou a importância das emoções nesse cenário futuro:
“Na WGSN, estamos explorando a fundo poder de cura das emoções e nos concentrando em como os sentimentos dos consumidores moldarão a forma como as pessoas viverão, trabalharão e se divertirão” – Carla Buzasi no Web Summit Rio

Confira a seguir alguns dos perfis de consumidores destacados na palestra e como as marcas podem se adaptar para permanecerem relevantes em um mercado em constante evolução.
O Ano de 2027 pela WGSN
Em sua apresentação, Carla iniciou explicando a visão da WGSN para 2027: um ano que trará um novo senso de conexão entre polaridades. Veremos isso se manifestar em contrastes como luz e escuridão, natureza e tecnologia, antigo e contemporâneo, online e offline, conforto e desconforto, racionalidade e espiritualidade, alegria e raiva, entre outros.
Em 2027, sairemos de uma mentalidade de "ou/ou" para uma era de "e/e", na qual múltiplas realidades e crenças poderão coexistir, cada uma sendo vista como válida e valiosa.
Para embasar essa visão, a WGSN utiliza a metodologia STEPIC, que analisa seis pilares interconectados – Sociedade, Tecnologia, Meio Ambiente, Política, Indústria e Criatividade – por meio de pesquisas aprofundadas. Com base nessa análise, a WGSN demonstra como o ideal de coexistência de polaridades impactará esses seis pilares e, consequentemente, influenciará as emoções dos consumidores em 2027, resultando em seis sentimentos que moldarão o consumidor do futuro.
Conhecendo o Consumidor do Futuro 2027
Guardiões da privacidade
Indo na contramão de um estilo de vida permanentemente conectado, este grupo se opõe à cultura da superexposição para proteger seus dados, sua herança cultural e seu bem-estar mental. Motivados pelo ceticismo tecnológico e pela ânsia por controle, eles estão redefinindo a privacidade como um desejo de recuperar o senso de autonomia e satisfação.
Com a internet se tornando um terreno fértil para o 'brain rot' – conceito definido como "a suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, resultado do consumo excessivo de conteúdo online trivial ou pouco desafiador" –, esses consumidores buscam refúgio. Dessa forma, as marcas que conseguirem oferecer simplicidade, segurança e uma sensação genuína de descoberta e exclusividade, para além dos algoritmos, atrairão os Guardiões da Privacidade, que estão cada vez mais desconfiados da tecnologia moderna e interessados em soluções próprias para obter mais satisfação em suas vidas.
Energizadores
Os Energizadores buscam o humor em um mundo hostil e excessivamente sério, enxergando o entretenimento e a brincadeira como direitos fundamentais. Céticos em relação à IA, usarão a imaginação para promover a 'funtilidade', um novo conceito de sucesso que une diversão e propósito.
Os principais grupos demográficos dos Energizadores incluem Millennials, Geração Z e Alfas. Em contraposição à seriedade, eles adotarão o absurdo, o surreal e o humor como estratégias para enfrentar a policrise e evadir os estressores contemporâneos. Utilizada como um elemento estratégico do bem-estar individual e coletivo, a brincadeira os auxiliará a processar emoções negativas, como a raiva.
Globalmente, 71% das crianças afirmam que brincar é importante porque as faz felizes, conforme dados da ONU.
O Relatório 'Consumidor do Futuro' da WGSN
O principal relatório anual da WGSN, "Consumidor do Futuro", revela os quatro sentimentos e perfis de consumidores que moldarão o futuro macroeconômico, político, social e tecnológico nos próximos dois anos. Seu objetivo principal é conectar dados e cultura em áreas como tecnologia, marketing, design, varejo e estratégia de negócios, oferecendo uma visão clara das tendências relevantes e direções futuras. O relatório apresenta, ainda, as principais estratégias que as empresas devem adotar hoje para garantir o sucesso futuro.
Assinantes WGSN têm acesso completo aos quatro perfis de consumidores e às tendências e estratégias que impactarão o mercado a partir de 2027. Não assinantes podem baixar uma amostra do "Consumidor do Futuro 2026" para entender o impacto do fim do consumo romantizado em suas marcas.