View all Blog

Principais tendências de moda para 2023

Principais tendências de moda para 2023
Jan 06, 2023 By WGSN Insider
Categories
Fashion

Anualmente, a WGSN lança o seu relatório com as 13 principais tendências - abrangendo moda, interiores, beleza, tecnologia e alimentação - previstas para chegar ao mercado de massa naquele respectivo ano. Mapeadas com dois anos ou mais anos de antecedência, nossos experts acompanham o desenvolvimento de cada uma delas de modo a apontar o momento em que elas estarão mais próximas de atingir o mainstream. Confira abaixo algumas das principais tendências para a indústria de moda em 2023:

 

Kgabo Mametja @iamsaintrose for WGSN

Tênis Modular

Componentes removíveis e intercambiáveis em tênis e calçados de alta performance devem avançar no mercado de calçados, permitindo que seu tênis possa se transformar em um clog para atividades ao ar livre, apenas com a remoção de um dos segmentos do cabedal. A versatilidade se traduzirá como um dos principais valores de compra para os consumidores atuais, cujo orçamento apertado influenciará na redução da compra de número de itens.

Além de ajudar o dinheiro dos consumidores a render mais e evitar taxas de bagagem extra, tênis modulares permitem que os designers de calçados adotem uma abordagem monomaterial para cada elemento removível, tornando o calçado mais fácil e econômico de reciclar ao final de sua vida útil.

Kgabo Mametja @iamsaintrose for WGSN

Alternativas à base de algas

As algas representam uma supersolução renovável e de rápido crescimento e serão cada vez mais utilizadas para criar fibras, espumas e materiais de baixo impacto.

Esses organismos já estão sendo usados como matéria-prima em alguns calçados casuais, substituindo opções à base de petróleo em solados de espuma. 

No vestuário, as algas estão surgindo como uma alternativa aos sintéticos com uso intensivo de recursos, incluindo poliéster e nylon. Tintas e acabamentos de tecidos feitos de algas estão sendo testados por marcas em todo o mundo, incluindo Pangaia, adidas, Patagonia, Levi's e Puma.

Com potencial de utilização em diversos segmentos, as algas devem se proliferar na moda em 2023 e além.

Para conferir mais sobre essas e outras tendências para 2023, acesse aqui o relatório "Principais tendências para 2023 - e além", disponível gratuitamente. 

Share article:
LinkedIn
Facebook